Perguntas frequentes

P.- Quanto custa a certidão de ônus reais?

R.- Atualmente a Certidão custa R$ 107,73 (ano de 2019).

P.- Em quanto tempo a Certidão fica pronta?

R.- Em 05(cinco) dias úteis, pagando em dinheiro ou cheque.

P.- O que precisa para pedir uma Certidão?

R.- Saber o endereço correto e completo do imóvel, que deverá ser preenchido em um formulário próprio do Cartório no momento do pagamento, num caixa exclusivo para Certidões.

P.- Como saber qual o Cartório de Registro de Imóveis que abrange determinado logradouro?

R.- O modo mais simples é consultar o guia da Cidade e verificar o bairro em que ela se encontra. Verifique os bairros correspondentes. Outro modo é verificar o documento de propriedade e ver qual foi o cartório de registro e a data do mesmo. Consulte os períodos de transição de um cartório para outro.

P.- Onde encontro o endereço dos Cartórios de Registro de Imóveis?

R.- O deste Cartório (11º Registro de Imóveis) está situado na Av. Presidente Vargas nº 542, 10º Andar. Para os demais, a Corregedoria Geral de Justiça do Rio de Janeiro disponibiliza os endereços de todos os cartórios em todo o Estado. Verifique a lista dos cartórios de Registro de Imóveis na Cidade do Rio de Janeiro. Outra fonte de pesquisa é o Google.

P.- Como posso saber o telefone de outro Cartório?

R.- Os deste Cartório (11º Registro de Imóveis) são: (21) 2263-2370 e 2233-4045. Para os demais, a Corregedoria Geral de Justiça do Rio de Janeiro disponibiliza os telefones de todos os Cartórios em todo o Estado. Verifique a lista dos cartórios de Registro de Imóveis na Cidade do Rio de Janeiro. Outra fonte de pesquisa é o Google.

P.- O que é preciso para dar entrada para fazer o registro de um documento?

R.- Sempre trazer o documento original, se for documento particular ou requerimento, apresentá-lo em duas vias junto com o documento ou certidão original e uma foto cópia (xerox) da mesma. O pagamento deve ser feito no ato da apresentação e deve ser preenchido um “formulário de apresentação”, fornecido pelo Cartório, pela pessoa que estiver cuidando da documentação.

P.- Posso saber quanto custa o valor de registro e/ou averbação de um documento pelo telefone ou pela internet?

R.- Não. Devido à variedade e complexidade para calcular um documento, não se pode estabelecer uma regra geral (cada caso é um caso). Os documentos podem conter um ou mais atos, que podem ser de registro ou de averbação, ou ambos; podem ter ou não emissão de guias para um ou mais órgãos públicos, necessidade de arquivo ou microfilmagem, gravação eletrônica, com duas ou mais pessoas, gerando valores diferentes para documentos parecidos conforme o conteúdo de cada um.

P.- Depois do documento ser pago e protocolado, o valor dos emolumentos pode sofrer alterações?

R.- Sim. O valor da entrada é recebido como deposito prévio, e só depois do recálculo mediante à verificação de todos os atos praticados é que o valor final é definido, sendo feita uma cobrança ou devolução, conforme o caso.

P.- Meu título de propriedade é anterior à fundação deste Cartório. O que devo fazer para atualizar meus dados neste Cartório?

R.- Deve ser pedida uma certidão de ônus reais em cada cartório que se desdobrou desde onde foi feito o registro do seu título de propriedade até este Cartório. Consulte os períodos de transição de um cartório para outro. De posse desta(s) certidão(ões) juntá-la(s) ao documento que se pretende averbar ou registrar e dar entrada no cartório.