Descrição: http://www.11rirj.com.br/titulos/perguntas_titulo.jpg

 

 

P.- Quanto custa a certidão de ônus reais?

R.- Atualmente a certidão está custando R$: 96,95 (ano de 2017).

 

P.- Em quanto tempo fica pronta a certidão?

R.- Para pagamento em dinheiro 5 dias úteis e em cheques 5 dias úteis.

 

P.- O que precisa para pedir uma certidão?

R.- Saber o endereço correto e completo do imóvel que deverá ser preenchido em um formulário próprio no momento do pagamento, num caixa exclusivo para certidões.

 

P.- Como solicito certidão pela internet?

R.- Enviando um e-mail para claudia.t@11rirj.com.br, com todas as informações contidas no formulário próprio de pedido de certidão.

 

P.- Como saber se uma rua pertence a um cartório?

R.- O modo mais simples é consultar o guia da cidade e verificar o bairro em que ela se encontra. Verifique os bairros correspondentes. Outro modo é verificar o documento de propriedade e ver qual foi o cartório de registro e a data do mesmo. Consulte os períodos de transição de um cartório para outro.

 

P.- Qual o endereço do cartório ...?

R.- A Corregedoria Geral de Justiça do Rio de Janeiro tem o endereço de todos os Cartórios em todo o Estado. Verifique a lista dos cartórios de Registro de Imóveis na cidade do Rio de Janeiro.

 

P.- Como posso saber o telefone de outro cartório?

R.- A Corregedoria Geral de Justiça do Rio de Janeiro tem o telefone de todos os Cartórios em todo o Estado. Verifique a lista dos cartórios de Registro de Imóveis na cidade do Rio de Janeiro.

 

P.- O que é preciso para dar entrada para o registro de um documento?

R.- Sempre trazer o documento original, se for documento particular ou requerimento, apresentá-lo em duas vias junto com o documento ou certidão original e uma xerox da mesma. O pagamento deve ser feito no ato da apresentação e deve ser preenchido um “formulário de apresentação” pela pessoa que estiver cuidando da documentação.

 

P.- Posso saber quanto custa um documento pelo telefone ou pela Internet?

R.- Não. Devido à variedade e complexidade para calcular um documento, não se pode estabelecer uma regra geral (cada caso é um caso). Os documentos podem conter um ou mais atos, que podem ser de registro ou de averbação ou ambos; podem ter ou não emissão de guias para um ou mais órgãos públicos, necessidade de arquivo ou microfilmagem, gravação eletrônica, com duas ou mais pessoas, gerando valores diferentes para documentos parecidos conforme o conteúdo de cada um.

 

P.- Depois de pago e protocolado o documento, o valor dos emolumentos pode sofrer alterações?

R.- Sim. O valor da entrada é recebido como deposito prévio, e só depois do recálculo mediante à verificação de todos os atos praticados é que o valor final é definido, sendo feita uma cobrança ou devolução, conforme o caso.

 

P.- Meu título de propriedade é anterior à fundação deste cartório. Que devo fazer para atualizar meus dados neste cartório?

R.- Deve ser pedida uma certidão de ônus reais em cada cartório que se desdobrou desde onde foi feito o registro do seu título de propriedade até este cartório. Consulte os períodos de transição de um cartório para outro. De posse desta(s) certidão(dões) juntá-la(s) ao documento que se pretende averbar ou registrar e dar entrada no cartório.